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Poluição

ANÁLISE DOS PROCESSOS DE REMOÇÃO DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS DENTRO E ABAIXO DA NUVEM - REGIÃO DE CUBATÃO/SP.
Autor:
Andréa Malheiros Ramos
Programa:
CNPq
Stricto Senso:
Mestrado
Ano:
2000
Instituição:
Instituto Astronômico e Geofísico- Universidade de São Paulo - USP
E-mail:
andrea_ra@hotmail.com
Resumo:
A cidade de Cubatão, localizada no estado de São Paulo, é uma área que possui grande degradação da qualidade do ar, resultado das elevadas emissões de poluentes na
atmosfera. Com essa problemática, o estudo analisou os processos de remoção de poluentes atmosféricos em gases e material particulado, por gotículas de nuvem e gotas de chuvas, dentro e abaixo da nuvem, respectivamente, para região de Cubatão. Foi desenvolvida uma metodologia para calcular o quanto foi removido por gotículas de nuvem e acoplar com o modelo B.V.2 desenvolvido por Gonçalves (1997) para gotas de
chuva, incluindo o modelo numérico de mesoescala RAMS (regional Atmospheric
Modeling System). As substâncias poluentes estudadas foram amônio, nitrato e sulfato, para material particulado, e ácido nítrico, dióxido de enxofre e amônia, para
gases. Foram realizadas três modelagens para remoção dos poluentes. A
primeira, considerou a concentração constante na altura, a segunda variando
com altura, de acordo com o perfil obtido por Freitas (1999). Na terceira modelagem,
utilizou o mesmo perfil, assumindo o espectro do material particulado
urbano, considerando o efeito da remoção por nucleação, de acordo com Pandis
et al., (1990), e sem nucleação, além da remoção somente abaixo da nuvem. Os
resultados indicam que o RAMS caracterizou os eventos analisados,
identificando regiões contendo precipitações convectiva e estratiforme. Os
resultados encontrados nas três modelagens apresentam uma superestimativa
para o sulfato e amônio e subestimativa para o nitrato, quando se inclui a
remoção dentro da nuvem, evidenciando diferenças nas localizações, com
amônio podendo ser proveniente de fontes rurais, o nitrato de fontes
urbanas, coroborando a sua origem sobre a cidade de São Paulo, sendo este o
melhor resultado encontrado, tanto no ponto de vista do coeficiente de
correlação como as médias das concentrações de água de chuva. O sulfato
possui fontes em Cubatão, não gerando alteração significativa no coeficiente
de correlação. Estes resultados vêm enfatizar que o espectro do material
particulado é bastante importante na modelagem da remoção de poluentes.


AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS ENERGÉTICOS E AMBIENTAIS DA INTRODUÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS.
Autor:
Luiz Artur Pecorelli Peres
Programa:
Engenharia Elétrica
Stricto Senso:
Doutorado
Ano:
2000
Instituição:
Escola Federal de Engenharia de Itajubá - MG.
E-mail:
pecorelli@openlink.com.br
Resumo:
O estudo propõe uma metodologia para análises de planejamento, com avaliação das operações de recarga das baterias de um grupo de veículos elétricos atuando no centro urbano. Os cálculos envolvidos levam em conta a natureza aleatória do horário de início de recarga bem como do estado prévio das baterias. Adicionalmente, são computados os impactos energéticos sobre o meio ambiente quando se substitui automóveis convencionais, a gasolina, pelos veículos elétricos considerados. Resultados de simulações com o modelo analítico desenvolvido apresentaram coerência com os índices de desempenho energético dos veículos elétricos em um dia típico. A realização de um estudo para a cidade de Curitiba, com base nesta metodologia, indicou a potencialidade de viabilização do emprego de veículos elétricos em áreas urbanas no Brasil, mediante uma perspectiva de inserção da estrutura sócio-econômica sob a égide do desenvolvimento sustentável.

DANOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR VEÍCULOS LEVES NO BRASIL
Autor:
Denise Azuaga
Programa:
Planejamento Energético - ênfase em Planejamento Ambiental
Stricto Senso:
Mestrado
Ano:
2000
Instituição:
COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
E-mail:
deazuaga@connection.com.br
Resumo:
Avaliação dos danos ambientais causados por veículos leves no Brasil, através de um índice de dano em termos monetários. Este índice foi desenvolvido a partir de estimativas de custo de dano ambiental e à saúde humana de poluentes atmosféricos para comparar a frota de veículos leves de 1998 a uma frota projetada de 2020, segundo duas hipóteses futuras. A primeira hipótese corresponde à manutenção das características atuais de emissão e consumo de combustível dos veículos leves. A segunda traz veículos leves com aperfeiçoamentos tecnológicos que aumentam a eficiência energética. O veículo leve foi avaliado em duas fases, uma quanto à sua própria utilização e outra quanto ao ciclo de suprimento do combustível. Compararam-se, também, os índices de dano em área urbana e em área rural. Finalmente, calcularam-se os custos de dano evitados, assim como a economia de combustível, advindos da introdução de aperfeiçoamentos tecnológicos na frota de veículos leves.


ESTRATÉGIA DE REDUÇÃO DE EMISSÕES POLUENTES NO SETOR DE TRANSPORTES POR MEIO DE SUBSTITUIÇÃO MODAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO.
Autor:
Aline Guimarães Monteiro
Programa:
Planejamento Energético
Stricto Senso:
Mestrado
Ano:
1998
Instituição:
COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
E-mail:
aline@ppe.ufrj.br
Resumo:
Avaliação de uma estratégia de redução de emissões de poluentes no período de 1995/2010, implantada pelo setor de transportes na Região Metropolitana de São Paulo. Essa estratégia é denominada de custo de abatimento das emissões de carbono que utiliza a substituição modal para reduzir os níveis de emissão de poluentes. O abatimento das emissões desses poluentes proporciona benefícios ambientais secundários, como melhoria da qualidade do ar local e regional e, indiretamente, a redução de externalidades ligadas ao trânsito, como acidentes.

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