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Poluição
ANÁLISE DOS PROCESSOS DE REMOÇÃO DE
POLUENTES ATMOSFÉRICOS DENTRO E ABAIXO DA NUVEM - REGIÃO
DE CUBATÃO/SP.
Autor:
Andréa
Malheiros Ramos
Programa:
CNPq
Stricto Senso:
Mestrado
Ano:
2000
Instituição:
Instituto
Astronômico e Geofísico- Universidade de São
Paulo - USP
E-mail:
andrea_ra@hotmail.com
Resumo:
A
cidade de Cubatão, localizada no estado de São
Paulo, é uma área que possui grande degradação
da qualidade do ar, resultado das elevadas emissões de
poluentes na
atmosfera. Com essa problemática, o estudo analisou os
processos de remoção de poluentes atmosféricos
em gases e material particulado, por gotículas de nuvem
e gotas de chuvas, dentro e abaixo da nuvem, respectivamente,
para região de Cubatão. Foi desenvolvida uma metodologia
para calcular o quanto foi removido por gotículas de
nuvem e acoplar com o modelo B.V.2 desenvolvido por Gonçalves
(1997) para gotas de
chuva, incluindo o modelo numérico de mesoescala RAMS
(regional Atmospheric
Modeling System). As substâncias poluentes estudadas foram
amônio, nitrato e sulfato, para material particulado,
e ácido nítrico, dióxido de enxofre e amônia,
para
gases. Foram realizadas três modelagens para remoção
dos poluentes. A
primeira, considerou a concentração constante
na altura, a segunda variando
com altura, de acordo com o perfil obtido por Freitas (1999).
Na terceira modelagem,
utilizou o mesmo perfil, assumindo o espectro do material particulado
urbano, considerando o efeito da remoção por nucleação,
de acordo com Pandis
et al., (1990), e sem nucleação, além da
remoção somente abaixo da nuvem. Os
resultados indicam que o RAMS caracterizou os eventos analisados,
identificando regiões contendo precipitações
convectiva e estratiforme. Os
resultados encontrados nas três modelagens apresentam
uma superestimativa
para o sulfato e amônio e subestimativa para o nitrato,
quando se inclui a
remoção dentro da nuvem, evidenciando diferenças
nas localizações, com
amônio podendo ser proveniente de fontes rurais, o nitrato
de fontes
urbanas, coroborando a sua origem sobre a cidade de São
Paulo, sendo este o
melhor resultado encontrado, tanto no ponto de vista do coeficiente
de
correlação como as médias das concentrações
de água de chuva. O sulfato
possui fontes em Cubatão, não gerando alteração
significativa no coeficiente
de correlação. Estes resultados vêm enfatizar
que o espectro do material
particulado é bastante importante na modelagem da remoção
de poluentes.
AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS ENERGÉTICOS
E AMBIENTAIS DA INTRODUÇÃO DE VEÍCULOS
ELÉTRICOS.
Autor:
Luiz Artur Pecorelli Peres
Programa:
Engenharia Elétrica
Stricto Senso:
Doutorado
Ano:
2000
Instituição:
Escola Federal de Engenharia de Itajubá - MG.
E-mail:
pecorelli@openlink.com.br
Resumo:
O estudo propõe uma metodologia para análises
de planejamento, com avaliação das operações
de recarga das baterias de um grupo de veículos elétricos
atuando no centro urbano. Os cálculos envolvidos levam
em conta a natureza aleatória do horário de início
de recarga bem como do estado prévio das baterias. Adicionalmente,
são computados os impactos energéticos sobre o
meio ambiente quando se substitui automóveis convencionais,
a gasolina, pelos veículos elétricos considerados.
Resultados de simulações com o modelo analítico
desenvolvido apresentaram coerência com os índices
de desempenho energético dos veículos elétricos
em um dia típico. A realização de um estudo
para a cidade de Curitiba, com base nesta metodologia, indicou
a potencialidade de viabilização do emprego de
veículos elétricos em áreas urbanas no
Brasil, mediante uma perspectiva de inserção da
estrutura sócio-econômica sob a égide do
desenvolvimento sustentável.
DANOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR VEÍCULOS LEVES
NO BRASIL
Autor:
Denise Azuaga
Programa:
Planejamento Energético - ênfase em Planejamento
Ambiental
Stricto Senso:
Mestrado
Ano:
2000
Instituição:
COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
E-mail:
deazuaga@connection.com.br
Resumo:
Avaliação dos danos ambientais causados por veículos
leves no Brasil, através de um índice de dano
em termos monetários. Este índice foi desenvolvido
a partir de estimativas de custo de dano ambiental e à
saúde humana de poluentes atmosféricos para comparar
a frota de veículos leves de 1998 a uma frota projetada
de 2020, segundo duas hipóteses futuras. A primeira hipótese
corresponde à manutenção das características
atuais de emissão e consumo de combustível dos
veículos leves. A segunda traz veículos leves
com aperfeiçoamentos tecnológicos que aumentam
a eficiência energética. O veículo leve
foi avaliado em duas fases, uma quanto à sua própria
utilização e outra quanto ao ciclo de suprimento
do combustível. Compararam-se, também, os índices
de dano em área urbana e em área rural. Finalmente,
calcularam-se os custos de dano evitados, assim como a economia
de combustível, advindos da introdução
de aperfeiçoamentos tecnológicos na frota de veículos
leves.
ESTRATÉGIA DE REDUÇÃO DE EMISSÕES
POLUENTES NO SETOR DE TRANSPORTES POR MEIO DE SUBSTITUIÇÃO
MODAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO.
Autor:
Aline Guimarães Monteiro
Programa:
Planejamento Energético
Stricto Senso:
Mestrado
Ano:
1998
Instituição:
COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
E-mail:
aline@ppe.ufrj.br
Resumo:
Avaliação de uma estratégia de redução de emissões
de poluentes no período de 1995/2010, implantada pelo setor
de transportes na Região Metropolitana de São Paulo. Essa estratégia
é denominada de custo de abatimento das emissões de carbono
que utiliza a substituição modal para reduzir os níveis de emissão
de poluentes. O abatimento das emissões desses poluentes proporciona
benefícios ambientais secundários, como melhoria da qualidade
do ar local e regional e, indiretamente, a redução de externalidades
ligadas ao trânsito, como acidentes.
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