UERJ
Projetos Cursos Publicações Serviços Fórum Teses Em Revista
Mapa do site Videoteca Home
Voltar à página principal






Desenvolvimento Sustentável

ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO PROURB PARA O PLANEJAMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL DE CAMOCIM, CEARÁ - BRASIL - ANOS 1996 A 2000
Autor:
Julenio Braga Rodrigues
Programa:
Cooperação Internacional com a Universidade de Lisboa.
Stricto Senso:
Mestrado
Ano:
2001
Instituição:
Universidade Internacional de Lisboa e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
E-mail:
juleniobraga@uol.com.br
Resumo:
O estudo analisa as contribuições do PROURB, entre os anos de 1996 e 2000, no planejamento local sustentável do município de Camocim, no Estado do Ceará.
Foram analisados os aspectos histórico, geográfico e econômico que caracterizam o município, e as políticas públicas realizadas pelo PROURB na gestão municipal, no planejamento local e na infra-estrutura urbana, relacionando seus antecedentes e as propostas sugeridas pelo Plano Diretor Municipal. Com os resultados, foi realizada uma análise prospectiva da inserção do município no contexto da Globalização, evidenciando os cenários futuros e desejáveis.

ANÁLISE DO POTENCIAL TURÍSTICO DAS REGIÕES ADMINISTRATIVAS (RAS) DE CAMPO GRANDE E GUARATIBA-RJ
Autor:
Vivian Castilho da Costa
Programa:
Programa de Pós-Graduação em Geografia na área de Geoecologia
Stricto Senso:
Mestrado
Ano:
2002
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
E-mail:
viviancosta@bol.com.br
Resumo:
Os principais objetivos da dissertação foram avaliar o desenvolvimento e o potencial das atividades turísticas em duas Regiões Administrativas (RAs) da Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro (RA de Campo Grande e RA de Guaratiba) e propor diretrizes gerais para sua implementação.
Metodologicamente, foi desenvolvida através do uso e aprimoramento de um indicador que caracterizasse as áreas de impactos ambientais e do crescimento desordenado da urbanização irregular em áreas próximas às principais atividades turísticas - Índice de Qualidade Urbana (IQU) - e aplicação de ferramentas de Geoprocessamento, que conduziram à identificação das áreas com diferentes potenciais para o turismo.
Como resultados gerais, a RA de Guaratiba apresentou maior desenvolvimento e, conseqüentemente, maior potencialidade para o turismo, com algumas atividades já consolidadas e riquezas naturais que atraem visitantes nacionais e estrangeiros, quais sejam: praias, manguezais, restingas e florestas. Além disso, há espaços livres ainda não utilizados, disponíveis para a implantação de novos empreendimentos turísticos.
Já a RA de Campo Grande, pelo seu caráter peri-urbano e seu perfil de grande sub-centro da Zona Oeste, apresenta poucas atividades turísticas consolidadas e algumas potencialidades, que deverão ser aproveitadas, a médio e longo prazo.
O estudo forneceu importantes e inéditas informações, inclusive de natureza teórico-conceitual, a serem utilizadas pela comunidade técnico-científica e governamental e, principalmente, por aqueles que residem no local.

EM BUSCA DA SUSTENTABILIDADE DA ORGANIZAÇÃO ANTROPOSSOCIAL ATRAVÉS DA RECICLAGEM E DO CONCEITO DE ECO-AUTO-ORGANIZAÇÃO
Autor:
Reynaldo França Lins de Mello
Programa:
Não informado
Stricto Senso:
Mestrado
Ano:
1999
Instituição:
Universidade Federal do Paraná
E-mail:
reymel@uol.com.br
Resumo:
O estudo visa a articulação entre os conceitos de eco-auto-organização e da reciclagem através do pensamento complexo e o princípio da sustentabilidade. Neste diálogo, o pensamento complexo emerge como sendo a construção de um método de abordagem que permite tratar das questões ambientais a partir de uma ótica transdisciplinar. O princípio da sustentabilidade surge como sendo um princípio mestre de uma nova organização social que começa a ser enunciada como necessária para a sobrevivência humana. A articulação destes dois temas tem o intuito crítico de modificar o entendimento da percepção atual de um mundo posto ao domínio humano, para uma percepção de co-evolução entre a Humanidade e a Natureza.

Biologia Marinha

Biometeorologia

Bioquímica

Ecologia

Educação Ambiental

Energia

Engenharia Ambiental

Engenharia Costeira e Oceânica

Geomorfologia Costeira


Geoquímica

Gestão Ambiental

Meio Ambiente

Oceanografia

Planejamento Ambiental Urbano


Poluição

Saneamento



Cadastre sua tese


topo da página