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Energia

AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS ENERGÉTICOS E AMBIENTAIS DA INTRODUÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS.
Autor:
Luiz Artur Pecorelli Peres
Programa:
Engenharia Elétrica
Stricto Senso:
Doutorado
Ano:
2000
Instituição:
Escola Federal de Engenharia de Itajubá - MG.
E-mail:
pecorelli@openlink.com.br
Resumo:
O estudo propõe uma metodologia para análises de planejamento, com avaliação das operações de recarga das baterias de um grupo de veículos elétricos atuando no centro urbano. Os cálculos envolvidos levam em conta a natureza aleatória do horário de início de recarga bem como do estado prévio das baterias. Adicionalmente, são computados os impactos energéticos sobre o meio ambiente quando se substitui automóveis convencionais, a gasolina, pelos veículos elétricos considerados. Resultados de simulações com o modelo analítico desenvolvido apresentaram coerência com os índices de desempenho energético dos veículos elétricos em um dia típico. A realização de um estudo para a cidade de Curitiba, com base nesta metodologia, indicou a potencialidade de viabilização do emprego de veículos elétricos em áreas urbanas no Brasil, mediante uma perspectiva de inserção da estrutura sócio-econômica sob a égide do desenvolvimento sustentável.


DANOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR VEÍCULOS LEVES NO BRASIL
Autor:
Denise Azuaga
Programa:
Planejamento Energético - ênfase em Planejamento Ambiental
Stricto Senso:
Mestrado
Ano:
2000
Instituição:
COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
E-mail:
deazuaga@connection.com.br
Resumo:
Avaliação dos danos ambientais causados por veículos leves no Brasil, através de um índice de dano em termos monetários. Este índice foi desenvolvido a partir de estimativas de custo de dano ambiental e à saúde humana de poluentes atmosféricos para comparar a frota de veículos leves de 1998 a uma frota projetada de 2020, segundo duas hipóteses futuras. A primeira hipótese corresponde à manutenção das características atuais de emissão e consumo de combustível dos veículos leves. A segunda traz veículos leves com aperfeiçoamentos tecnológicos que aumentam a eficiência energética. O veículo leve foi avaliado em duas fases, uma quanto à sua própria utilização e outra quanto ao ciclo de suprimento do combustível. Compararam-se, também, os índices de dano em área urbana e em área rural. Finalmente, calcularam-se os custos de dano evitados, assim como a economia de combustível, advindos da introdução de aperfeiçoamentos tecnológicos na frota de veículos leves.

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