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Energia
AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS ENERGÉTICOS
E AMBIENTAIS DA INTRODUÇÃO DE VEÍCULOS
ELÉTRICOS.
Autor:
Luiz Artur Pecorelli Peres
Programa:
Engenharia Elétrica
Stricto Senso:
Doutorado
Ano:
2000
Instituição:
Escola Federal de Engenharia de Itajubá - MG.
E-mail:
pecorelli@openlink.com.br
Resumo:
O estudo propõe uma metodologia para análises
de planejamento, com avaliação das operações
de recarga das baterias de um grupo de veículos elétricos
atuando no centro urbano. Os cálculos envolvidos levam
em conta a natureza aleatória do horário de início
de recarga bem como do estado prévio das baterias. Adicionalmente,
são computados os impactos energéticos sobre o
meio ambiente quando se substitui automóveis convencionais,
a gasolina, pelos veículos elétricos considerados.
Resultados de simulações com o modelo analítico
desenvolvido apresentaram coerência com os índices
de desempenho energético dos veículos elétricos
em um dia típico. A realização de um estudo
para a cidade de Curitiba, com base nesta metodologia, indicou
a potencialidade de viabilização do emprego de
veículos elétricos em áreas urbanas no
Brasil, mediante uma perspectiva de inserção da
estrutura sócio-econômica sob a égide do
desenvolvimento sustentável.
DANOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR VEÍCULOS LEVES
NO BRASIL
Autor:
Denise Azuaga
Programa:
Planejamento Energético - ênfase em Planejamento
Ambiental
Stricto Senso:
Mestrado
Ano:
2000
Instituição:
COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
E-mail:
deazuaga@connection.com.br
Resumo:
Avaliação dos danos ambientais causados por veículos
leves no Brasil, através de um índice de dano
em termos monetários. Este índice foi desenvolvido
a partir de estimativas de custo de dano ambiental e à
saúde humana de poluentes atmosféricos para comparar
a frota de veículos leves de 1998 a uma frota projetada
de 2020, segundo duas hipóteses futuras. A primeira hipótese
corresponde à manutenção das características
atuais de emissão e consumo de combustível dos
veículos leves. A segunda traz veículos leves
com aperfeiçoamentos tecnológicos que aumentam
a eficiência energética. O veículo leve
foi avaliado em duas fases, uma quanto à sua própria
utilização e outra quanto ao ciclo de suprimento
do combustível. Compararam-se, também, os índices
de dano em área urbana e em área rural. Finalmente,
calcularam-se os custos de dano evitados, assim como a economia
de combustível, advindos da introdução
de aperfeiçoamentos tecnológicos na frota de veículos
leves.
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