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Educação Ambiental

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS CATADORES DE MATERIAIS PARA RECICLAGEM DE CUIABÁ, MATO GROSSO - ESTUDO DE CASO.
Autor:
José Aparecido Thenquini
Programa:
Educação Ambiental
Stricto Senso:
Mestrado
Ano:
2001
Instituição:
Instituto de Educação da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso
E-mail:
tenquini@terra.com.br
Resumo:
O trabalho aborda a problemática ambiental sobre a geração do lixo e sua disposição inadequada, devido a produção e o aumento do consumo de produtos descartáveis.
O objetivo da pesquisa é compreender qual a representação ambiental dos catadores de materiais para reciclagem e identificar os problemas que dificultam a coleta seletiva do lixo e sua destinação final. Outro objetivo é identificar a contribuição da educação não formal na sensibilização dos atores sociais e políticos na produção de lixo e sua destinação final. Os resultados obtidos mostram que os atores envolvidos na pesquisa possuem uma percepção empírica do meio ambiente, demonstram preocupação com o problema do lixo.
A educação ambiental e formal é capaz de sensibilizar as próximas gerações para a conservação do meio ambiente e para o fomento da reciclagem de latinhas, papelão, vidros, etc. Embora sintam o preconceito da sociedade, os catadores não se intimidam e têm clareza da importância do seu trabalho na melhoria do aspecto da cidade e da qualidade ambiental.


EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL: UM ESTUDO DE CASO
Autor:
Andréa Paula de Carestiato Costa
Programa:
EICOS - Psicologia de Comunidades e Ecologia Social
Stricto Senso:
Mestrado
Ano:
2000
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
E-mail:
acarestiato@uol.com.br
Resumo:
Estudar a contribuição de projetos de Educação Ambiental com visão estratégica para o Desenvolvimento Local, como um processo dinâmico de transformação, com a construção de poder endógeno para que uma determinada comunidade possa autogerir-se, desenvolvendo seu potencial socioeconômico, preservando seu patrimônio ambiental, superando as limitações e assegurando uma melhoria contínua de qualidade de vida dos seus indivíduos.
A fundamentação teórica da proposta baseou-se nos conceitos de Desenvolvimento Sustentável, Agenda 21, Educação Ambiental e a água como tema gerador, considerando as tendências e premissas da Política Nacional de Recursos Hídricos. A abordagem desse tema foi baseada em um Estudo de Caso - o Programa Curso Água. O Programa Curso Água foi orientado para atuar no contexto da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, atingindo quatro níveis de beneficiários: institucional, professores, alunos e comunidades a partir da implementação de uma metodologia de promoção e apoio à gestão de recursos hídricos nos municípios participantes. Para orientar a avaliação do programa, foi definido o conceito de Desenvolvimento Local, utilizado como referência na presente dissertação. Para a avaliação do Estudo de Caso, foram identificados e descritos indicadores de desempenho do programa, com base nos parâmetros de sustentabilidade e participação dos seus beneficiários. A avaliação do Estudo de Caso incluiu também a análise dos impactos indiretos e fragilidades do programa. Com base na metodologia adotada, os resultados obtidos indicaram que o Programa Curso Água foi capaz, a partir de sua concepção estratégica, de contribuir para Desenvolvimento Local, considerando a área de abrangências do estudo que, incluiu os municípios de Caçapava (SP), Piraí (RJ), Cataguases (MG) e Muriaé (MG).

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