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Educação
Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A REPRESENTAÇÃO
SOCIAL DOS CATADORES DE MATERIAIS PARA RECICLAGEM DE CUIABÁ,
MATO GROSSO - ESTUDO DE CASO.
Autor:
José Aparecido Thenquini
Programa:
Educação Ambiental
Stricto Senso:
Mestrado
Ano:
2001
Instituição:
Instituto de Educação da Universidade Federal
do Estado de Mato Grosso
E-mail:
tenquini@terra.com.br
Resumo:
O trabalho aborda a problemática ambiental sobre
a geração do lixo e sua disposição
inadequada, devido a produção e o aumento do consumo
de produtos descartáveis.
O objetivo da pesquisa é compreender qual a representação
ambiental dos catadores de materiais para reciclagem e identificar
os problemas que dificultam a coleta seletiva do lixo e sua
destinação final. Outro objetivo é identificar
a contribuição da educação não
formal na sensibilização dos atores sociais e
políticos na produção de lixo e sua destinação
final. Os resultados obtidos mostram que os atores envolvidos
na pesquisa possuem uma percepção empírica
do meio ambiente, demonstram preocupação com o
problema do lixo.
A educação ambiental e formal é capaz de
sensibilizar as próximas gerações para
a conservação do meio ambiente e para o fomento
da reciclagem de latinhas, papelão, vidros, etc. Embora
sintam o preconceito da sociedade, os catadores não se
intimidam e têm clareza da importância do seu trabalho
na melhoria do aspecto da cidade e da qualidade ambiental.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO
DE DESENVOLVIMENTO LOCAL: UM ESTUDO DE CASO
Autor:
Andréa Paula de Carestiato Costa
Programa:
EICOS - Psicologia de Comunidades e Ecologia Social
Stricto Senso:
Mestrado
Ano:
2000
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
E-mail:
acarestiato@uol.com.br
Resumo:
Estudar a contribuição de projetos de Educação
Ambiental com visão estratégica para o Desenvolvimento
Local, como um processo dinâmico de transformação,
com a construção de poder endógeno para
que uma determinada comunidade possa autogerir-se, desenvolvendo
seu potencial socioeconômico, preservando seu patrimônio
ambiental, superando as limitações e assegurando
uma melhoria contínua de qualidade de vida dos seus indivíduos.
A fundamentação teórica da proposta
baseou-se nos conceitos de Desenvolvimento Sustentável,
Agenda 21, Educação Ambiental e a água
como tema gerador, considerando as tendências e premissas
da Política Nacional de Recursos Hídricos. A abordagem
desse tema foi baseada em um Estudo de Caso - o Programa Curso
Água. O Programa Curso Água foi orientado para
atuar no contexto da bacia hidrográfica do rio Paraíba
do Sul, atingindo quatro níveis de beneficiários:
institucional, professores, alunos e comunidades a partir da
implementação de uma metodologia de promoção
e apoio à gestão de recursos hídricos nos
municípios participantes. Para orientar a avaliação
do programa, foi definido o conceito de Desenvolvimento Local,
utilizado como referência na presente dissertação.
Para a avaliação do Estudo de Caso, foram identificados
e descritos indicadores de desempenho do programa, com base
nos parâmetros de sustentabilidade e participação
dos seus beneficiários. A avaliação do
Estudo de Caso incluiu também a análise dos impactos
indiretos e fragilidades do programa. Com base na metodologia
adotada, os resultados obtidos indicaram que o Programa Curso
Água foi capaz, a partir de sua concepção
estratégica, de contribuir para Desenvolvimento Local,
considerando a área de abrangências do estudo que,
incluiu os municípios de Caçapava (SP), Piraí
(RJ), Cataguases (MG) e Muriaé (MG).
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