UERJ
Projetos Cursos Publicações Serviços Fórum Teses Em Revista
Mapa do site Videoteca Home
Voltar à página principal



Desafios e promessas

— Em 2007, a população da Baixada de Jacarepaguá crescerá de 600 para 800 mil pessoas. Deve-se fazer um bom planejamento para que a região possa absorver o impacto populacional do evento. O crescimento deve ser integrado ao meio ambiente, afirma Zee.

O professor garante que a região precisa de um sistema de transporte mais eficiente para conduzir melhor e com mais conforto a população e os turistas aos centros esportivos. Com a construção da Vila Olímpica, do Centro Esportivo Rio Centro e do Centro Esportivo do Autódromo, a região ganhará visibilidade. Zee vê a possibilidade da recuperação ambiental aliada ao desenvolvimento.


— Se for obedecida a estratégia de crescimento urbano integrado ao meio ambiente, os impactos dos jogos serão eminentemente positivos. Pode-se resolver o problema social da habitação e atrair investimento de recursos num país que atualmente está numa situação crítica em termos econômicos e com altos índices de desemprego, analisa.

Já os impactos negativos podem decorrer da falta de planejamento e de problemas da ocupação desordenada e do impacto da supressão de vegetação em locais que não deveriam ser retiradas.


“Pan-americano evidencia as deficiências da Baixada de Jacarepaguá”
Leia[+]

Falta de saneamento básico causa o assoreamento das lagoas Leia[+]

Pesquisa e educação ambiental
Leia[+]

Emissário da Barra da Tijuca Leia[+]


Receba este e outros assuntos por e-mail

Clique aqui para se cadastrar

Caso você não utilize nenhum gerenciador de e-mail, como o Microsoft Outlook Express ou o Netscape Messenger, envie uma mensagem para ambiente@uerj.br com o assunto Cadastramento de e-mail.

UERJ em Rede no Meio Ambiente
Núcleo de Referência em Educação Ambiental - Nuredam



topo da página