UERJ
Projetos Cursos Publicações Serviços Fórum Teses Em Revista
Mapa do site Videoteca Home
Voltar à página principal



No caminho da Geologia

Projeto Caminhos Geológicos acredita que o conhecimento da Terra é a chave
para a preservação do meio ambiente.


Foto: DRM-RJ
Os segredos da diversificada formação geológica do Estado do Rio de Janeiro estão sendo revelados em placas explicativas do Projeto Caminhos Geológicos. As placas, já alocadas em Búzios, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena e Itaboraí, dentre outros municípios, tratam das peculiaridades locais de interesse geológico fluminenses. Com a participação da UERJ e de outras instituições de ensino superior e de centros de pesquisa
do Rio de Janeiro, o projeto, financiado pelo governo do estado e realizado pelo Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM-RJ), em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Turisrio), investe na idéia de que o conhecimento sobre a formação de uma paisagem promove a sua preservação.

Os temas das placas abrangem desde a formação de rochas e recursos minerais de uma região até a inserção da geografia do município na dinâmica de placas tectônicas . Os textos, elaborados por pesquisadores atuantes nas regiões contempladas, versam sobre assuntos pertinentes a elas. Agora, os visitantes da região de Furnas do Catete, município de Nova Friburgo, já podem saber o que fez uma pedra adquirir a forma de um cachorro.

— Nosso lema é: a Terra levou alguns bilhões de anos para construir as rochas, os minerais, as montanhas e os oceanos. Proteja essa obra-prima. O trabalho do geólogo é pesquisar a constituição de montanhas, investigar eventos de bilhões de anos atrás. Esse conhecimento, repassado ao público, gera preservação. Quando uma pessoa conhece a geologia local , ela vai pensar duas vezes antes de degradar — analisa Renata Schmitt, coordenadora do projeto pela UERJ e professora do Departamento de Geologia Regional e Geotectônica da Faculdade de Geologia (Fgel). No período de 2000 a 2002, ela coordenou o projeto pelo DRM-RJ. Foi quando confeccionou algumas de suas primeiras placas, dentre elas as de Armação dos Búzios .




Placa do Forte de São Mateus, Cabo Frio/RJ.
Foto: Renata Schmitt


Pedra do Cão Sentado, Friburgo/RJ.
Foto: DRM-RJ



Geólogo como ambientalista Leia[+]

Informações:

Telefone: (21) 2587-7601, ramal 28.
Correio eletrônico: schmitt@uerj.br

Conheça as placas já inauguradas pelo Projeto Caminhos Geológicos por meio da página do Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM-RJ) www.drm.rj.gov.br.

Receba este e outros assuntos por e-mail

Clique aqui para se cadastrar

Caso você não utilize nenhum gerenciador de e-mail, como o Microsoft Outlook Express ou o Netscape Messenger, envie uma mensagem para ambiente@uerj.br com o assunto Cadastramento de e-mail.

UERJ em Rede no Meio Ambiente
Núcleo de Referência em Educação Ambiental - Nuredam


topo da página