UERJ
Projetos Cursos Publicações Serviços Fórum Teses Em Revista
Mapa do site Videoteca Home
Voltar para o índice.
Voltar à página principal





Impacto científico e tecnológico

Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Panamá e México. Uma missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está visitando todos esses países com um objetivo em comum: fazer um estudo aprofundado do impacto causado pelo financiamento em projetos de pesquisa.

“Nossa intenção é apenas avaliar o desenvolvimento de projetos de pesquisa tanto em áreas básicas como aplicadas”, disse o italiano Alessandro Maffioli, pesquisador do Escritório de Avaliação e Supervisão do BID, sediado na sede do banco, em Washington, à Agência FAPESP. “Também queremos verificar como estão os processos de inovação tecnológica nas empresas.”

Com a intenção de obter subsídios para o estudo, uma missão da instituição internacional esteve na sexta-feira (8/4), na FAPESP. “Um dos nossos objetivos nessa visita é conhecer melhor o trabalho feito com indicadores de ciência e tecnologia, que nos parece excelente”, explica Maffioli.

“Essa visita é importante, por mostrar que o trabalho feito na FAPESP não apenas está sendo reconhecido como também virando uma referência”, disse Regina Gusmão, coordenadora executiva do projeto Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo.

Para Regina, o desdobramento de conversações como essa pode resultar na criação de uma rede de avaliação do impacto da produção científica e tecnológica na América Latina. Os indicadores podem ser consultados no site do FAPESP.Indica.

No Brasil, trabalhos como o da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com o qual o BID mantém alguns projetos de financiamento feitos em conjunto, também serão considerados pelos pesquisadores. “Em um segundo momento, no próximo ano, vamos nos voltar para as áreas agrícolas e de recursos humanos”, disse Bertha Briceno, outra integrante da missão. A expectativa dos pesquisadores é que o estudo que está em curso termine em um ano. (Eduardo Geraque)

FAPESP.Indica: www.fapesp.br/indicadores

Fonte: Agência Fapesp


Em revista > Notícias & Oportunidades


Deseja divulgar sua notícia?
Fale conosco: ambiente@uerj.br

Receba este e outros assuntos por e-mail

Clique aqui para se cadastrar

Caso você não utilize nenhum gerenciador de e-mail, como o Microsoft Outlook Express ou o Netscape Messenger, envie uma mensagem para ambiente@uerj.br com o assunto Cadastramento de e-mail.

UERJ em Rede no Meio Ambiente
Núcleo de Referência em Educação Ambiental - Nuredam