UERJ
Projetos Cursos Publicações Serviços Fórum Teses Em Revista
Mapa do site Videoteca Home
Índice das matérias.
Voltar à página principal





Assunto
Editoria
Data
Protocolo de Kyoto
Ciência
15/7/2004

Satélite de estudo atmosférico entra em órbita da Terra

da Folha Online

Depois de uma série de atrasos, a Nasa (agência espacial norte-americana) lançou com sucesso na manhã desta quinta-feira o satélite de estudos atmosféricos Aura.

A bordo do foguete de estágio duplo Boeing Delta-2, o Aura partiu às 7h02 (horário de Brasília), da base aérea de Vandenberg, na Califórnia (EUA). O satélite se separou do foguete cerca de uma hora depois e entrou em uma órbita 704 km acima de superfície da Terra.

Diversos problemas técnicos adiaram o lançamento do Aura por quatro vezes na última semana. De acordo com Chuck Dovale, diretor de lançamento da Nasa, alguns problemas ainda foram detectados até 45 minutos antes de acionada a ignição, mas os engenheiros da Nasa conseguiram solucioná-los a tempo.

A missão de seis anos tem como objetivo analisar a composição da atmosfera terrestre em detalhes sem precedentes.

O satélite deve determinar o estado da camada de ozônio e aumentar a compreensão dos cientistas sobre a difusão de poluentes pelo globo e sobre como as alterações da atmosfera afetam o clima.

Com quase três toneladas, o Aura carrega quatro instrumentos científicos construídos por Reino Unido, Estados Unidos, Holanda e Finlândia ao custo de US$ 785 milhões.

Sua operação científica começa cerca de 90 dias depois do lançamento.

O Aura é parte de uma série de satélites do Sistema de Observação Terrestre. Dois satélites já estão em órbita: o Terra, que monitora a crosta, e o Aqua, que estuda os ambientes aquáticos do planeta.

Receba este e outros assuntos por e-mail

Clique aqui para se cadastrar

Caso você não utilize nenhum gerenciador de e-mail, como o Microsoft Outlook Express ou o Netscape Messenger, envie uma mensagem para ambiente@uerj.br com o assunto Cadastramento de e-mail.

UERJ em Rede no Meio Ambiente
Núcleo de Referência em Educação Ambiental - Nuredam