UERJ
Projetos Cursos Publicações Serviços Fórum Teses Em Revista
Mapa do site Videoteca Home
Índice das matérias.
Voltar à página principal





Assunto
Editoria
Data
Tecnologias Ambientais
Notícias
1/7/2004

Parceria vai permitir capacitação em tecnologias ambientais

Iniciativa inédita de parceria entre uma instituição de renome mundial, voltada para a capacitação profissional e a cooperação internacional, e a maior Câmara binacional alemã do mundo.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e a InWEnt (Capacity Building International, Germany), fazem uma parceria estratégica e criam InWEnt Brasil, cujo objetivo é aumentar cooperação entre os dois países, por meio de capacitação profissional, treinamento e intercâmbio, fomentando a transferência de know-how e tecnologia. Os temas a serem abordados na primeira fase do projeto são biocombustíveis, tecnologias limpas, gerenciamento do lixo e solos contaminados.

A escolha do assunto é resultado do progresso industrial, que, em muitos setores, tem-se dado às custas do meio ambiente e que apresenta ao Brasil grandes desafios, no que concerne sua política ambiental. Apesar das várias medidas tomadas pelos municípios, estados federados e pela união, para a defesa do meio ambiente, problemas graves, como a poluição das águas, do ar e do solo continuam aumentando, constantemente, no país.

Para a realização do projeto será criada uma rede alemã-brasileira de especialistas em desenvolvimento de tecnologias, usuários, institutos de pesquisa e representantes do setor privado. Nos próximos três anos, a InwEnt Brasil investirá cerca de ? 1 milhão na realização de programas de treinamento e diálogo buscando o fortalecimento de competências individuais, incremento da eficiência nas empresas, instituições e organismos administrativos e a melhoria da capacidade de ações e decisão no nível político.

Atualmente ainda existe grande déficit na sua concretização de programas nacionais e internacionais de medidas de proteção ao meio ambiente e uma das maiores dificuldades para a implantação é a falta de tecnologias ambientais. Outro fator relevante é que as instâncias de decisão do setor privado brasileiro, os institutos de tecnologia e outras instituições públicas, dos vários âmbitos políticos, não dispõem de um número suficiente de informações nem de contatos com os detentores destas tecnologias, como, por exemplo, empresas alemãs.

Segundo Ben van Schaik, presidente da Câmara Brasil-Alemanha "empresas com atuação internacional precisam de funcionários abertos para o mundo e prontos a viabilizar, concretamente, a globalização. Por isto, saudamos, com entusiasmo, a criação da InWEnt Brasil. Ela terá um papel essencial no fomento do intercâmbio entre o Brasil e a Alemanha e na capacitação de especialistas e executivos dos dois países."

O Brasil tem uma importância estratégica para muitas empresas alemãs. É a décima economia do planeta e a maior economia latino-americana. Tem um mercado de mais de 175 bilhões de pessoas e fácil acesso aos países-vizinhos do MERCOSUL. Depois dos Estados Unidos, o Brasil é o segundo parceiro econômico mais importante da Alemanha, no continente americano. A demanda por programas de capacitação de brasileiros na Alemanha e de alemães no Brasil vem aumentando. Um dos motivos é fato de a proteção ambiental, uma das prioridades da Cooperação Econômica Alemã e um dos pontos fortes da economia da Alemanha, estar se tornando também cada vez mais importante no Brasil.

"A InWEnt tem uma longa tradição de cooperação, de muito sucesso, com o Brasil. Milhares de bolsistas brasileiros e alemães participaram de programas de capacitação profissional na Alemanha e no Brasil. A criação da InWEnt Brasil, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, significa a otimização da empresa. Temos grandes expectativas em relação a esta nova etapa" comenta Bernd Schleich, diretor-executivo da InWEnt.

A InWEnt - Internationale Weiterbildung und Entwicklung gGmbH (Capacity Building International, Germany) é uma organização de desenvolvimento de recursos humanos, de formação contínua e promoção de diálogos internacionais. Lançada em 2002, da fusão entre a Carl Duisberg Gesellschaft e.V. (CDG) e a Fundação Alemã para o Desenvolvimento Internacional (DSE), serve-se da experiência, de mais de 50 anos, em cooperação internacional das duas instituições.

Com 900 funcionários e programas que atingem 50 mil pessoas por ano, é a maior iniciativa do Governo Federal, dos Estados Federados e do Setor Privado alemães para capacitação e cooperação internacional. Seus programas de capacitação e diálogo são destinados a especialistas e executivos das instituições e países-parceiros. A InWEnt capacita pessoas, da sociedade civil, da economia privada e do Estado, para fomentar processos de desenvolvimento sustentável - através de cursos e programas orientados para a prática, de treinamentos inter-culturais, diálogos políticos e intercâmbios entre especialistas, de alto nível.

A Câmara de Indústria e Comércio Brasil-Alemanha (AHK) tem como finalidade promover o intercâmbio comercial, tecnológico e cultural entre os dois países. Mais 100 colaboradores e representações em todo o Brasil, compõem a maior Câmara binacional alemã do mundo. Com cerca de 1000 associados, desfruta de uma excelente reputação como parceira e prestadora de serviços, entre a comunidade empresarial e governos brasileiros. Bastante ativa, a Câmara Brasil-Alemanha organiza conferências, simpósios, cursos e já lançou inúmeras publicações, em diversas áreas do mercado.

Além disso, por meio de seus diversos departamentos, participa de feiras, oferece consultorias e cursos de aperfeiçoamento profissional. Nos níveis empresarial e governamental, a Câmara Brasil-Alemanha promove diálogos internacionais, incrementando as relações bilaterais. Em 1994, junto com empresas membros, a Câmara criou o Instituto Tecnológico Brasil-Alemanha (ITBA), onde está a sede da InWEnt Brasil. Assessoria

Receba este e outros assuntos por e-mail

Clique aqui para se cadastrar

Caso você não utilize nenhum gerenciador de e-mail, como o Microsoft Outlook Express ou o Netscape Messenger, envie uma mensagem para ambiente@uerj.br com o assunto Cadastramento de e-mail.

UERJ em Rede no Meio Ambiente
Núcleo de Referência em Educação Ambiental - Nuredam