UERJ
Projetos Cursos Publicações Serviços Fórum Teses Em Revista
Mapa do site Videoteca Home
Índice das matérias.
Voltar à página principal





Assunto
Editoria
Data
Ecologia
Ciência & saúde
25/7/2004

Cientistas identificam o menor peixe do mundo
Cientistas dos Estados Unidos anunciaram a identificação do menor peixe já encontrado.

O Schindleria brevipinguis mede apenas cerca de 8,4 milímetros, no caso da fêmea.

Ele habita a região da grande barreira coralina na costa leste da Austrália e, além de ser o menor peixe, também conquistou o título de menor vertebrado do mundo.

O título anteriomente era de um outro peixe, o goby anão (Trimmatom nanus), um habitante dos recifes de coral dos oceanos Índico e Pacífico que cresce apenas um centímetro.

Esperando pela descoberta - O primeiro espécime de Schindleria brevipinguis foi capturado em 1979 por um pesquisador de um museu australiano, durante um trabalho de campo na região da Ilha Lagarto, na Grande Barreira Coralina.

Mas a criatura não foi alvo de um estudo sistemático por anos, até que dois pesquisadores dos Estados Unidos – H.J. Walker, do Instituto de Oceanografia Scripps da Califórnia, e William Watson, do Centro de Ciências da Pesca do Sudoeste, decidiram realizá-lo.

“Foi realmente um dia feliz para mim quando eu olhei pela primeira vez no microscópio e reconheci algo que eu sabia que era uma nova espécie”, disse Walker.

“Mas, na época, eu não havia me dado conta que estava vendo o menor vertebrado do mundo.”

Apenas seis espécimes de Schindleria brevipinguis foram encontrados até hoje.

As fêmeas, que medem cerca de 8,4 mm, seriam maiores que os machos, que, segundo a pesquisa, geralmente chegam a 7 mm.

O peixinho é o que os cientistas chamam de “pedomórfico” – o que significa que ele mantém características que tinha quando alevino mesmo quando já é adulto.

Receba este e outros assuntos por e-mail

Clique aqui para se cadastrar

Caso você não utilize nenhum gerenciador de e-mail, como o Microsoft Outlook Express ou o Netscape Messenger, envie uma mensagem para ambiente@uerj.br com o assunto Cadastramento de e-mail.

UERJ em Rede no Meio Ambiente
Núcleo de Referência em Educação Ambiental - Nuredam