UERJ
Projetos Cursos Publicações Serviços Fórum Teses Em Revista
Mapa do site Videoteca Home
Índice das matérias.
Voltar à página principal





Assunto
Editoria
Data
Espécies ameaçadas
Ciência & Saúde
8/1/2004

Consumo de ervas medicinais 'ameaça espécies'
Pesquisadores da organização ambientalista WWF (Fundo Mundial para a Natureza) fizeram um alerta para a ameaça que o crescente consumo de ervas medicinais está colocando sobre as plantações no mundo todo.

Eles afirmam que 10 mil espécies das 50 mil ervas medicinais conhecidas podem desaparecer do meio ambiente por conta do consumo desenfreado.

Num relatório a ser publicado na próxima semana, outro grupo ambientalista, Plantlife International, afirma que arbustos inteiros estão sendo destruídos apesar de apenas as suas folhas serem usadas para a produção de remédios.

A Plantlife International está pedindo mais cuidado na hora da colheita.

Mais de 1,3 mil plantas medicinais são comercializadas somente na Europa. Cerca de 90% dessas plantas são encontradas em matas e florestas.

O mercado de plantas medicinais nos Estados Unidos e na Europa cresceu uma média de 10% ao ano na última década, segundo pesquisas.

Sustentável

Acredita-se que esse mercado movimente pelo menos US$ 20 bilhões (RS$ 57 bilhões).

Martin Harper, da Plantlife, disse à revista New Scientist: "Com a demanda e a comercialização crescendo rapidamente, o futuro das plantas que mais ajudaram a humanidade através dos séculos está mais incerto do que nunca".

"É hora de a indústria se unir às organizações ambientais para garantir que as colheitas de plantas medicinais tenham um futuro sustentável", acrescentou Harper.

Receba este e outros assuntos por e-mail

Clique aqui para se cadastrar

Caso você não utilize nenhum gerenciador de e-mail, como o Microsoft Outlook Express ou o Netscape Messenger, envie uma mensagem para ambiente@uerj.br com o assunto Cadastramento de e-mail.

UERJ em Rede no Meio Ambiente
Núcleo de Referência em Educação Ambiental - Nuredam