UERJ
Projetos Cursos Publicações Serviços Fórum Teses Em Revista
Mapa do site Videoteca Home
Índice das matérias.
Voltar à página principal





Assunto
Editoria
Data
Recursos Hídricos
Notícias
18/2/2004

Ciclo perigoso

Por Kárin Fusaro

Agência FAPESP - Grandes extensões subterrâneas, os aqüíferos são formações de rochas vulcânicas cobertas por inúmeras fissuras nas quais existe água. Em situações de escassez, podem virar, literalmente, a salvação da lavoura. O problema é que eles correm o risco de contaminação justamente pela atividade agrícola.

A situação foi descrita na recente dissertação de mestrado Hidrogeoquímica e vulnerabilidade dos aqüíferos Serra Geral e Guarani, defendida por Cícero Augusto de Souza Almeida no Departamento de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

De acordo com a pesquisa, o volume de águas das fontes hídricas Serra Geral e Guarani teria começado a aumentar após a construção dos reservatórios das usinas hidrelétricas de Itá e Machadinho. Por sua vez, a ligação entre as reservas de água teria feito com que os aqüíferos se tornassem vulneráveis às infiltrações de agrotóxicos e dejetos animais presentes na barragem.

A verificação da contaminação foi obtida a partir de amostras retiradas de poços profundos próximos aos aqüíferos, onde se constatou a presença de fosfatos e nitratos, relacionados à suinocultura e ao uso de adubos nas lavouras.

“A contaminação ainda não atingiu um nível que impeça o consumo, mas funciona como sinal de alerta”, disse o professor da UFSC Luiz Fernando Scheibe, orientador do trabalho, à Agência FAPESP.

O aqüífero Serra Geral tem 1,2 milhão de quilômetros quadrados e passa pelos três Estados do Sul do país até chegar ao oeste de São Paulo. Com 1,8 milhão de quilômetros quadrados de área, o Guarani é um dos maiores reservatórios de água doce do mundo, cobrindo 39% do território do Mercosul.

Apesar de situados em profundidades diferentes no subsolo, os aqüíferos têm fraturas comuns, aumentando o risco de que substâncias nocivas ao homem e ao meio ambiente passem de um lado para o outro. Segundo Scheibe, algumas cidades do interior paulista são totalmente abastecidas com as águas do Serra Geral. O Aqüífero Guarani é utilizado por grandes indústrias e áreas termais com finalidades turísticas.

Receba este e outros assuntos por e-mail

Clique aqui para se cadastrar

Caso você não utilize nenhum gerenciador de e-mail, como o Microsoft Outlook Express ou o Netscape Messenger, envie uma mensagem para ambiente@uerj.br com o assunto Cadastramento de e-mail.

UERJ em Rede no Meio Ambiente
Núcleo de Referência em Educação Ambiental - Nuredam