UERJ
Projetos Cursos Publicações Serviços Fórum Teses Em Revista
Mapa do site Videoteca Home
Índice das matérias.
Voltar à página principal





Assunto
Editoria
Data
Floresta Amazônica
Notícias
18/2/2004

Amazônia desequilibrada


Agência FAPESP - Nas duas últimas décadas, a temperatura média na floresta amazônica subiu meio grau. Até o fim do século 21, as temperaturas deverão subir de três a oito graus, em impacto que poderá ser desastroso para o meio ambiente.

As afirmações são do tradicional periódico científico britânico Philosophical Transactions of the Royal Society, fundado em 1660 e responsável pela publicação dos principais artigos de Isaac Newton, cuja mais recente edição é totalmente dedicada à Amazônia.

Além da alteração da temperatura, as taxas de crescimento e morte da floresta também chamaram a atenção dos pesquisadores. Segundo os envolvidos na edição especial, nas décadas mais recentes a floresta amazônica chegou a crescer duas vezes mais rápido do que em períodos anteriores. Ao mesmo tempo, a queda de biomassa, devido à morte ou retirada das árvores, acompanhou o mesmo ritmo.

“Se por um lado o aumento da biomassa pode retardar de alguma forma os efeitos das mudanças globais, isso também pode mudar muito rapidamente”, disse Oliver Phillip, da Universidade de Leeds. Para o pesquisador, autor de um dos artigos do especial, além das mudanças globais, o desmatamento na região é outro problema que preocupa bastante, por tornar o sistema vulnerável. Essas duas pressões sobre a floresta, calcula Phillip, poderão anular o efeito do aumento da biomassa em 20 anos.

Além dos apelos constantes pela conservação da Amazônia, os pesquisadores defendem a criação de corredores ecológicos para facilitar o deslocamento e a sobrevivência das espécies animais.

Um dos editores do Philosophical Transactions of the Royal Society, Yadvinder Malhi, resume a importância do momento atual. “De um lado, as pressões humanas. De outro, as mudanças climáticas globais. Essa situação é absolutamente inédita para a humanidade”, disse.

Receba este e outros assuntos por e-mail

Clique aqui para se cadastrar

Caso você não utilize nenhum gerenciador de e-mail, como o Microsoft Outlook Express ou o Netscape Messenger, envie uma mensagem para ambiente@uerj.br com o assunto Cadastramento de e-mail.

UERJ em Rede no Meio Ambiente
Núcleo de Referência em Educação Ambiental - Nuredam