UERJ
Projetos Cursos Publicações Serviços Fórum Teses Em Revista
Mapa do site Videoteca Home
Índice das matérias.
Voltar à página principal





Assunto
Editoria
Data
Mudanças Climáticas
Ciência e Meio Ambiente
29/4/2004

Satélites comprovam aquecimento global, diz Nasa

Dados coletados fora da atmosfera mostram aquecimento maior do que o constatado em bases terrestres

São Paulo - Cientistas da Nasa confirmaram mais uma vez que o mundo está esquentando, e que o aquecimento está ligado a uma elevação estável nos níveis de dióxido de carbono na atmosfera, que aumenta por causa da queima de combustível fóssil, especialmente nos países mais ricos.

Utilizando satélites, primeira vez, os pesquisadores constataram que a temperatura média global aumentou 0,43ºC por década, entre os anos de 1981 e 1998. Dados obtidos anteriormente por estações terrestres haviam mostrado um aumento inferior, de 0,34ºC por década, uma diferança de 26%, segundo a Agência Fapesp.

Equipamentos - Os satélites captam dados de temperaturas em todo o planeta com instrumentos como o espectroradiômetro, que mede a quantidade de luz ultravioleta, infra-vermelho e visível refletida em determinada superfície.

Os cientistas também reuniram um imagens do planeta em julho de 2003 - o verão da onda de calor na Europa -, que mostram temperaturas de mais de 25°C no norte do Canadá, Alasca e Sibéria. Só o coração da Groenlândia e algumas ilhas e penínsulas no Ártico continuavam abaixo de zero.

Resistência e estudo - Os estudos sobre o aquecimento global recebem fortes restrições de governos, principalmente nos países ricos, os maiores emissores de gases causadores do chamado efeito estufa. Mas, segundo o jornal britânico The Guardian, a questão vem preocupando as autoridades do Reino Unido.

O principal conselheiro do primeiro-ministro Tony Blair, o químico da Universidade de Oxford David King, alertou os americanos de que o aquecimento global era uma ameaça mais séria do que o terrorismo. Na semana passada, ele produziu uma análise devastadora da vulnerabilidade da Grã-Bretanha às inundações, se os níveis do mar aumentarem.

Receba este e outros assuntos por e-mail

Clique aqui para se cadastrar

Caso você não utilize nenhum gerenciador de e-mail, como o Microsoft Outlook Express ou o Netscape Messenger, envie uma mensagem para ambiente@uerj.br com o assunto Cadastramento de e-mail.

UERJ em Rede no Meio Ambiente
Núcleo de Referência em Educação Ambiental - Nuredam